Duchamp e o ready made
Henri Robert Marcel Duchamp foi um importante pintor e escultor francês, Nascido em 28 de julho de 1887, na França, o artista se tornou cidadão dos Estados Unidos da América no ano de 1955, país em que viveu até os últimos anos de sua vida.É impossível falar sobre Marcel Duchamp sem falar do conceito de ready made, que é nada menos do que o uso de objetos do cotidiano, que inicialmente não possuem nenhum tipo de conceito artístico, para o campo das artes, ou seja, o artista não precisaria trabalhar o objeto artisticamente para que ele pudesse ser considerado uma obra de arte.
ROTARY DEMISPHERE 1925
“Roda de Bicicleta” — 1913
“A Fonte” — 1917
Está obra é uma réplica de um mictório de porcelana que foi originalmente comprado pelo artista em 1917, de uma firma de materiais de encanamento, em Nova York.
Duchamp simplesmente assinou o objeto com o pseudônimo R. Mutt e depois o inscreveu numa exposição.
O item bizarro exemplifica a noção de se tirar um objeto comum de seu cenário habitual para colocá-lo num contexto novo e incomum. Foi através desta obra que Duchamp definiu pela primeira vez o conceito “ready-made” – uma ideia que influenciou inúmeros artistas desde então. Marcel Duchamp desafiou as definições tradicionais da arte com seus controversos ready-mades, produzidos entre 1913 e 1921.
Defendendo a escultura original em 1917, rejeitada na exposição da Society of Independent Artists de Nova York, Duchamp desafiou preconceitos sobre a definição da arte. Afirmou que não importava se o “sr. Mutt” havia feito ou não a obra com suas próprias mãos; o importante era ele a ter escolhido. Portanto, o que importava não era a criação, mas a ideia e a seleção.
Em 1964, Duchamp e seu comerciante do Milan, Arturo Schwarz, produziram uma edição limitada de réplicas dos ready-mades originais, a maioria delas foram perdidas.
O Eskenazi Museum of Art possui um dos únicos três conjuntos completos da edição de 1964 de oito (os outros estão na Galeria Nacional do Canadá e no Museu de Israel).
FONTE:https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/fonte-marcel-duchamp/
https://educacao.uol.com.br/biografias/Marcel-Duchamp.jhtm
https://educacao.uol.com.br/biografias/Marcel-Duchamp.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário