sexta-feira, 31 de maio de 2019

ARTE GÓTICA


O estilo arquitetônico gótico prevaleceu na Europa Medieval entre os séculos XIII e XV. Este estilo foi usado, principalmente, na construção das grandes catedrais católicas do período.

ARQUITETURA

Principais características da arquitetura gótica:


·         A entrada, diferente da românica, que possui apenas um portal, enquanto a gótica possui três portais que dão entrada para o interior da igreja;
·         Planta arquitetônica com formato de cruz latina.
·         Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais. A iluminação era também obtida com a presença de grandes janelas. Todas as igrejas do século XII e XIV têm a rosácea, uma janela redonda encontrada no portal central;
·         Presença de torres pontiagudas e esguias. A verticalidade está ligada a concepção teológica de que o homem está em busca do contato com Deus.
·         Os arcos góticos ou ogivais permitiram a construção da abóbada de nervuras, assim como os pilares, que proporcionaram paredes menos grossas para suportar a estrutura. Com a utilização desses arcos as igrejas puderam ser mais altas; Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes. Os arcobotantes são arcos que transmitem o peso de uma abóbada para os contrafortes externos (suportes construídos na parte de fora da construção).
·         Os tímpanos eram trabalhados minuciosamente com esculturas que narravam histórias e as colunas era outro fator que atraía a atenção de um visitante;





Escultura

A escultura gótica também expressa o desejo de verticalidade. Contudo, esboça também o naturalismo capaz de atribuir movimento e vida às esculturas, as quais são, quase sempre, um complemento à arquitetura.
Também era comum a presença de 
esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas










Pintura

pintura gótica irá se delinear claramente em meados de 1350, quando terá lugar fora da arquitetura, à qual adornava murais, afrescos e vitrais.
De toda forma, ela buscou transmitir o mesmo naturalismo e simbolismo religioso da escultura e da arquitetura.
Afresco A lamentação (1306), pintado por Giotto di Bondone, na Capela de Scrovegni, Pádua, Itália.
Os vitrais, pedaços coloridos de vidro unidos por chumbo, tinham como objetivo emocionar o expectador e ensiná-lo sobre a religião católica.
De forma mais autônoma, a pintura irá se desenvolver nas iluminuras dos manuscritos, aonde o volume irá se aproximar das formas escultóricas que adornam a catedral.
É muito comum, nessas pinturas, a substituição da luz por fundos dourados, bem como a figuração de personagens religiosos com pouco volume.
Podemos citar como grandes expoentes da pintura gótica o italiano Giotto di Bondone (1267-1337) e o holandês Jan Van Eyck (1390-1441).




PARA SABER MAIS:
Origem do termo "gótico"
Quando foi criado, esse estilo artístico não era intitulado "gótico". O termo foi criado posteriormente, quando o renascentista Giorgio Vassari se referiu de maneira pejorativa a esse tipo arte, no século XVI.
Ele traça um paralelo com os godos, povo bárbaro que invadiu e destruiu Roma, em 410. Dessa forma, ele expressa sua rejeição a esse gênero de arte.
Mais tarde o termo foi incorporado, perdeu o caráter aviltante e ficou relacionado à arquitetura dos arcos curvilíneos.

Gótico
Adjetivo
1.     1.
Relativo ou pertencente à godo; derivado ou atribuído à sua cultura.
"alfabeto g."
2.     2.
Adjetivo substantivo masculino

HISTÓRIA DA ARTE
Relativo à ou estilo artístico que predominou na Europa ao final da Idade Média (de meados do XII aos inícios do XVI), notável pela arquitetura das catedrais, com arcobotantes, arcos e abóbadas ogivais, formas esguias e grandes vitrais como subst., inicial freq. maiúsc.


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